Presidente dos EUA disse que “apreciou” a mensagem do democrata
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump descreve carta que Biden deixou para ele no Salão Oval no site CNN Brasil. Eleições nos EUA 2024, Donald Trump, Eleições americanas, Estados Unidos, Joe Biden CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta terça-feira (21) que o ex-presidente Joe Biden deixou para ele uma “carta simpática” na gaveta da chamada mesa “Resolute”, oferecendo aos repórteres uma amostra de seu conteúdo.
A carta foi endereçada “ao número 47”, disse Trump.
“Foi uma carta um pouco inspiradora, sabe, aproveite, faça um bom trabalho. O quão importante é o trabalho. Mas eu acho que foi uma carta simpática, acho que devo deixar as pessoas verem”, ele acrescentou.
Trump disse que “apreciou” a carta de Biden.
Biden se recusou a contar aos repórteres o que escreveu na segunda-feira (20), dizendo: “isso é entre mim e Trump”.
Trump deixou uma carta ao deixar o cargo em 2021 que Biden mais tarde descreveu como “muito generosa”.
Entenda a tradição
Joe Biden manteve uma tradição de décadas entre os que ocuparam o cargo mais alto da nação: a carta de transição.
A mensagem endereçada ao sucessor, geralmente, contém algum conselho, dica ou é apenas uma manifestação do desejo de um bom governo pelos próximos quatro anos. É um texto cordial escrito em um papel timbrado da Casa Branca, que é deixado em cima da escrivaninha do Salão Oval, o escritório cerimonial do presidente dos EUA. A mesa é chamada de “Resolute”, um presente da rainha Vitória da Inglaterra ao então presidente Rutherford B. Hayes.
O início da tradição das cartas presidenciais é incerto. Historiadores acreditam que as mensagens começaram a ser deixadas no fim da presidência de Ronald Reagan, em 1989, quando ele escreveu a mensagem para o sucessor, George H.W. Bush, seu vice. A carta foi escrita em tom descontraído e Reagan disse que sentiria saudades dos almoços com Bush. A partir daí, as cartas começaram a ser deixadas em outras transições de poder nos Estados Unidos.
George H.W. Bush deixou a mensagem para Bill Clinton e desejou felicidade na nova função. Ele ainda aconselhou o democrata a não se desencorajar com os críticos.
Clinton seguiu a tradição e escreveu a carta para o filho de seu antecessor, George W. Bush. No texto, o democrata diz ao republicano que deseja sucesso e que está rezando por ele e pela nova família presidencial.
George W. Bush escreveu para Barack Obama dizendo que o democrata começava um capítulo fantástico da vida e alertou que a presidência viria com momentos desafiadores.
Já Obama deixou a carta para o sucessor, Donald Trump, e o parabenizou pela vitória na eleição de 2016. Ele expressou esperança de que os próximos quatro anos seriam de prosperidade e segurança para os americanos, independente de questões partidárias. Obama ainda aconselhou Trump a reservar tempo para amigos e familiares, pois eles o ajudariam a superar os momentos difíceis inevitáveis.
Ao sair da presidência, Donald Trump deixou uma carta para Joe Biden, que descreveu a mensagem como “generosa”, mas o conteúdo nunca foi revelado.
Veja a íntegra de algumas cartas deixadas entre presidentes dos EUA nesta matéria.
Com informações de Diego Pavão da CNN.
Biden deve deixar carta para Trump; conheça tradição da posse
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump descreve carta que Biden deixou para ele no Salão Oval no site CNN Brasil.