Ad image

Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em novembro, diz IBGE 

As vendas subiram 4,7% sobre um ano antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em novembro, diz IBGE no site CNN Brasil.  Macroeconomia, CNN Brasil Money, economia, Varejo, Vendas CNN Brasil

As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,4% em novembro na comparação com o mês anterior e subiram 4,7% sobre ante o mesmo mês de 2023, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9).

Em outubro, o indicador teve variação positiva de 0,4%. No acumulado de 2024, as vendas avançaram 5,0%, enquanto no acumulado nos últimos 12 meses alta é de 4,6%.

Já a média móvel trimestral variou positivamente em 0,2% no trimestre encerrado em novembro.

Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, explica que os resultados de novembro apontam para um cenário de estabilidade no varejo.

“O resultado de novembro representa estabilidade pelo segundo mês consecutivo. Vale destacar que, dos últimos cinco meses, os resultados positivos de julho (0,6%) e de setembro (0,6%) foram os únicos a apresentar variação fora da faixa de -0,5% a +0,5%”, destaca.

Das oito atividades pesquisadas, cinco registraram queda em novembro, entre elas:

  • Móveis e eletrodomésticos (-2,8%);
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-2,2%);
  • Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%);
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%);
  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%).

“O setor de móveis e eletrodomésticos teve a maior queda em novembro, sendo a terceira nos últimos quatro meses”, acrescenta Cristiano.

Os demais três grupos que fazem parte do levantamento do IBGE tiveram variações positivas em novembro ante outubro, são eles:

  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%);
  • Combustíveis e lubrificantes (1,5%);
  • Tecidos, vestuário e calçados (1,4%);

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas caiu 1,8% na passagem de outubro para novembro, sendo as variações majoritariamente positivas:

  • Veículos, motos, partes e peças (12,2%)
  • Material de construção (4,8%)
  • Atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7%)

No comparativo com novembro de 2023, o varejo avançou 4,7%, com cinco das oito atividades com variações positivas.

Crescimento foi puxada pelo grupos de Artigos farmacêuticos (10,2%), Tecidos, vestuário e calçados (8,0%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%) e Combustíveis e lubrificantes (1,7%).

Entre as atividades que recuaram estão Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-10,6%). Já o setor de Móveis e eletrodomésticos, por sua vez, mostrou estabilidade (0,0%).

Veja o que muda com Reforma Tributária aprovada na Câmara

*Com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em novembro, diz IBGE no site CNN Brasil.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *