Ex-deputado republicano terá a tarefa de reverter regras climáticas do ex-presidente Joe Biden que buscavam reduzir as emissões de veículos, usinas de energia e fábricas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado dos EUA confirma Lee Zeldin como administrador de agência ambiental no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Joe Biden, Meio ambiente CNN Brasil
O Senado dos EUA aprovou, por 56 votos a 42, a indicação do ex-deputado republicano Lee Zeldin para liderar a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), com a tarefa de reverter regras climáticas do ex-presidente Joe Biden que buscavam reduzir as emissões de veículos, usinas de energia e fábricas.
O presidente Donald Trump escolheu Zeldin, de 44 anos, para liderar os esforços de desregulamentação da EPA, eliminando obstáculos à perfuração de petróleo e gás e revertendo o curso de regras de emissões do governo Biden destinadas a estimular o uso veículos elétricos.
Três democratas votaram a favor do ex-deputado de Nova York: os senadores do Arizona, Mark Kelly e Ruben Gallego, e o senador da Pensilvânia, John Fetterman.
Zeldin passou sem problemas por sua audiência de confirmação neste mês, com alguns democratas pedindo que ele esclarecesse as opiniões de Trump e as suas próprias sobre se as mudanças climáticas são uma ameaça e se as emissões de gases de efeito estufa devem ser regulamentadas.
Entre as principais ações da EPA estará a revisão da chamada “descoberta de perigo” — uma determinação da agência de que emissões de gases de efeito estufa prejudicam a saúde humana, o que sustenta a capacidade da autarquia de regular os gases que retêm calor emitidos por carros e chaminés.
Zeldin disse aos senadores na audiência que uma decisão de 2007 da Suprema Corte deu à agência autoridade estatutária para regulamentar gases do efeito estufa que retêm o calor, mas não obriga a EPA a agir.
Grupos ambientalistas criticaram a confirmação, dizendo que Zeldin priorizará a execução da agenda de Trump em vez de seguir as leis ambientais.
“À medida que o governo se movimenta para eliminar investimentos em energia limpa e proteções ambientais extremamente populares, Zeldin deixou claro que se alinhará, revertendo salvaguardas essenciais enquanto os norte-americanos arcam com os custos”, disse a diretora-executiva da Evergreen Action, Lena Moffitt.
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado dos EUA confirma Lee Zeldin como administrador de agência ambiental no site CNN Brasil.