Em 2025, ele começou a marcar 89 segundos para meia-noite, o ponto mais próximo do apocalipse já registrado
Este conteúdo foi originalmente publicado em Relógio do Juízo Final: 5 momentos que aproximaram mundo do apocalipse no site CNN Brasil. Internacional CNN Brasil
Desde 1947, cientistas atualizam o chamado “Relógio do Juízo Final”, que tenta avaliar o quão perto a humanidade está da destruição total.
Originalmente, o relógio pretendia “medir” ameaças nucleares, mas, em 2007, os cientistas decidiram incluir as mudanças climáticas em seus cálculos.
Assim, diversos momentos históricos fizeram com que o relógio fosse ajustado para mais perto da meia-noite, o ponto teórico da aniquilação.
Em 2025, ele começou a marcar 89 segundos para meia-noite, o ponto mais próximo do apocalipse já registrado, tendo em vista ameaças sobre armas nucleares da Rússia em meio à invasão da Ucrânia, aplicações militares da inteligência artificial e mudanças climáticas, por exemplo.
Veja na tabela abaixo cinco ajustes do Relógio do Juízo Final:
Os cientistas responsáveis pelo relógio explicam ainda que o Relógio do Juízo Final “captura tendências e leva em consideração a capacidade dos líderes e das sociedades de responder às crises com ações fundamentadas para evitar o holocausto nuclear”.
Isso ajuda a explicar o porquê de o relógio não ter sofrido alteração na Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, um dos pontos que a humanidade esteve mais próxima de uma guerra nuclear.
Os especialistas pontuam que, além de durar apenas algumas semanas, esse evento fez com que líderes de Estados Unidos e União Soviética tirassem lições, por exemplo, negociando em 1963.
O que acontece se o relógio chegar à meia-noite?
O relógio nunca chegou a bater meia-noite, e Rachel Bronson, presidente e CEO do Bulletin, espera que isso nunca aconteça.
“Quando o relógio bate meia-noite, significa que ocorreu algum tipo de troca nuclear ou mudança climática catastrófica que acabou com a humanidade. Portanto, não queremos chegar lá e não saberemos quando chegaremos”, destacou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Relógio do Juízo Final: 5 momentos que aproximaram mundo do apocalipse no site CNN Brasil.