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Os 10 carros mais importantes que serão lançados no Brasil em 2025

Apesar das piadas de que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval, a realidade para a indústria automotiva é bem diferente. Muitas fabricantes preparam novidades para 2025, desde renovações para modelos já conhecidos como carros totalmente inéditos que prometem mexer com o mercado brasileiro. Listamos os 10 principais lançamentos que acontecerão ao longo do ano.

Chevrolet Onix reestilizado

Mudanças estéticas de Onix e Onix Plus devem se concentrar na dianteira
Reestilização do Onix também deve estar incluída no investimento da planta gaúchaRenato Aspromonte/Quatro Rodas

Por seis anos consecutivos, o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do Brasil. Perdeu este título em 2021, com a produção afetada pela falta de semicondutores. Isso afetou bastante o hatch, que até se recuperou nos últimos dois anos, porém perdeu o fator novidade. A General Motors tentará reverter o quadro com a tão esperada e até um pouco atrasada reestilização do compacto, prevista para o primeiro semestre deste ano.

O Onix adotará uma nova identidade visual que, pelo que pudemos notar pelos flagras, lembrará muito o finado Cruze. Também terá novidades na mecânica, com o motor 1.0 turbo passando a contar com injeção direta, elevando a potência de 116 cv para até 121 cv, enquanto o torque chegará a 18,9 kgf, com etanol. Se seguir o exemplo do Tracker, ficará um pouco mais econômico, permitindo que volte a ser um dos carros mais econômicos do Brasil sem eletrificação.

Chevrolet Spark EUV

Flagra do Chevrolet Spark EUV
O Spark EUV será a versão global do chinês Baojun Yep Plus, e já foi visto em testes no BrasilGM Authority/Reprodução

Com as fabricantes chinesas apostando em modelos baratos no Brasil, a Chevrolet irá mexer em sua estratégia de elétricos. Além dos Blazer EV e Equinox EV, ambos com preços acima de R$ 400.000, a empresa terá opções bem mais acessíveis, trazendo modelos feitos com sua parceira SAIC. Um deles será o Spark EUV, já visto em testes nas ruas nacionais.

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Pequeno, mede apenas 3,99 metros de comprimento, usa um motor de 101 cv e terá uma autonomia pequena. Pelo ciclo de testes CLTC, é capaz de rodar por 401 km, porém este alcance deve cair consideravelmente pelas regras do Inmetro. Para ser competitivo, terá que ter preços abaixo de R$ 200 mil.

Ford Territory

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Conhecido na China como Equator Sport, o Territory renovado já foi flagrado no BrasilMinistério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Divulgação

O Territory teve um papel importante para a Ford, por ser a única novidade em um momento em que encerrava a produção nacional e tirou de linha quase todos os seus carros. Não vendia muito, porém isso mudou com a chegada da segunda geração em 2023 e, desde então, seus emplacamentos alcançaram uma média de 416 unidades mensais em 2024.

No entanto, o SUV médio já mudou na China, recebendo um novo design. Mudará bastante, trocando o visual inspurado na perua Evos para usar uma grade dianteira e faróis com um estilo diferente. O utilitário já foi visto em testes no Brasil, indicando que o lançamento não irá demorar. Ainda tem um motor 1.5 turbo de 170 cv. Em seu país de origem, ganhará uma versão híbrida plug-in em breve, de 218 cv, que poderia ser bem interessante para o mercado brasileiro, mas que não está confirmada.

Honda WR-V

honda wr-v 2025
Com o HR-V posicionado mais acima, o novo WR-V será o SUV de mais acessível da marca nipônicaDivulgação/Honda
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Criado no Brasil, o WR-V nasceu como um modelo baseado no Fit, mas era praticamente igual ao monovolume, tendo apenas um visual diferente e um novo ajuste na suspensão. Saiu de linha por aqui, mas acabou revivido na Ásia, como o nome global do SUV compacto Elevate. A Honda decidiu trazer este modelo novamente ao país, produzido em Itirapina (SP) como uma alternativa mais barata do que o HR-V.

Com estreia confirmada para o segundo semestre de 2025, chegará como um rival para o Toyota Yaris Cross, outro dos grandes lançamentos do ano. Compartilhará plataforma e mecânica com o City, o que significa que terá o motor 1.5 de 126 cv e câmbio automático CVT. Não deverá ter motor turbo, pois a ideia é que receba uma motorização híbrida até 2027, tornando-se o primeiro híbrido nacional da marca.

Hyundai Santa Fe

Santa Fe
Novo Santa Fe é um dos modelos já confirmados para chegar ao BrasilDivulgação/Quatro Rodas

Longe do Brasil desde 2020, o Hyundai Santa Fe voltará ao país, em sua quinta geração. O SUV de sete lugares mudou consideravelmente desde então, agora com um design muito mais futurista e com uma identidade que lembra muito mais um modelo da Kia do que da Hyundai. Medindo 4,83 m de comprimento, ficará posicionado abaixo do Palisade, hoje vendido por R$ 449.990.

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Como virá importado, a fabricante deve optar por vendê-lo em versão única. Existem três motorizações no mercado global, com o 2.5 turbo de 281 cv; 1.6 turbo híbrido de 227 cv; e o 2.5 aspirado de 194 cv. Com os planos de eletrificação da empresa, faria mais sentido trazê-lo na versão híbrida, porém não seria uma surpresa vir com o 2.5 turbo por ser o mais potente. Seu lançamento está confirmado para este ano, porém sem uma data específica.

SUV médio da Renault (Projeto 1312)

Renault R1312
A Renault finalmente oferecerá um SUV maior acima do DusterEdson Hanson/Placa Verde/Reprodução

A reestruturação da Renault começou com o Kardian e continuará este ano com dois novos modelos. Um deles será o Grand Koleos, um SUV médio que virá importado da Coreia do Sul. O segundo será o mais importante, produzido no Brasil e que irá brigar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Conhecido como projeto R1312, o novo modelo será posicionado acima do Duster, para clientes que querem um carro mais refinado e maior. Feito com a mesma plataforma RGMP do Kardian, terá o motor 1.3 turbo de 170 cv, como já confirmado pela marca francesa. Também será eletrificado, primeiro com um sistema híbrido-leve de 48V. Em um segundo momento, ainda receberá uma versão híbrida plug-in com tração nas quatro rodas.

Toyota Yaris Cross

Toyota Yaris Cross 2025
Toyota Yaris Cross 2025Divulgação/Toyota
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A Toyota está mexendo seu portfólio, encerrando a venda do Yaris nas carrocerias hatchback e sedã. Para substituir ambos, a fabricante terá o Yaris Cross, um SUV compacto que será lançado em julho. Produzido em Sorocaba (SP), terá como diferencial o motor 1.5 combinado a um sistema híbrido pleno (HEV), que deverá ter uma potência combinada por volta de 113 cv. Também contará com o conhecido 1.5 aspirado usado pela linha atual do Yaris, mas com revisões para atender as novas normas de emissões.

Para complicar a vida dos rivais, a fabricante japonesa buscará transformá-lo no híbrido mais barato do Brasil. A expectativa é que custe cerca de R$ 140.000 na versão de entrada e R$ 160.000 na variante híbrida. Isto o deixaria mais competitivo, considerando que muitos dos SUVs desta categoria têm preço inicial por volta de R$ 150.000.

Volkswagen Nivus GTS

Volkswagen Nivus GTS 2025
A linha GTS terá mais um representante com a chegada do Nivus GTS, equipado com o motor 1.4 turbo de 150 cvHenrique Rodriguez/Quatro Rodas

Antigo desejo dos fãs da Volkswagen, o Nivus GTS enfim se tornará realidade em 2025. Apresentado oficialmente em outubro, junto com a reestilização do SUV cupê, a versão esportiva será lançada no primeiro semestre com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Além do motor mais potente, podemos esperar por um ajuste de suspensão mais voltado para uma pegada esportiva e o emulador de ronco já usado pelo Polo GTS. O design será um pouco diferente, com apliques na cor vermelha na base do para-choque, bancos, volante e painel. O preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar por volta de R$ 170.000.

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Volkswagen Taos reestilizado

Volkswagen Taos 2025
A Volkswagen fará uma nova aposta no Taos, trazendo o carro reestilizado do MéxicoDivulgação/Volkswagen

Com um certo atraso, o Volkswagen Taos renovado será lançado no segundo semestre no Brasil. O SUV médio estreará um novo design, mas a principal mudança será sua procedência. A produção na Argentina será encerrada em meados deste ano e o utilitário passará a vir importado do México, em uma tentativa de deixá-lo mais competitivo na região, por ter um custo de produção menor, permitindo que a empresa tenha mais margem para trabalhar os preços.

A princípio, manterá o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm. Existe a chance de que a transmissão automática de seis marchas seja substituída pela nova de oito posições, mudança que já aconteceu no México. A Volkswagen tem planos de fazer essa troca em outros modelos a partir de 2026, adotando a caixa que será produzida no Brasil pela Aisin.

Volkswagen Tera

VW A0 SUV
Com Nivus e T-Cross mais caros e equipados, o inédito Tera será a opção de entrada entre os SUVs da VWDivulgação/Volkswagen

O principal lançamento da Volkswagen para 2025, sem nenhuma dúvida, será o inédito Tera. Posicionado abaixo do Nivus e T-Cross, será um SUV compacto com cerca de 4,10 m de comprimento, criado para enfrentar Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro SUV do Chevrolet Onix. Seu lançamento está previsto para o começo do ano, produzido em Taubaté (SP).

Como fará a ponte entre Polo e T-Cross, seu preço deve ficar entre R$ 100.000 e R$ 120.000, o que o deixaria em uma boa posição para enfrentar o Pulse, que custa entre R$ 107.990 e R$ 140.990 (sem contar a versão esportiva Abarth, por R$ 152.990). O motor mais cotado para o lançamento é o 1.0 turbo de 116 cv usado também pelo Polo, apesar de que uma versão com o 1.0 MPI de 77 cv faça sentido se a VW quiser uma opção ainda mais barata.

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