Praia Grande, na Baixada Santista, é o local com maior número de áreas impróprias
Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51 no site CNN Brasil. São Paulo, -agencia-cnn-, Praias, São Paulo (geral) CNN Brasil
O número de praias classificadas como impróprias para banho subiu de 38 para 51 no estado de São Paulo. Os dados são da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O relatório foi atualizado pela companhia na última quinta-feira (9).
Os municípios com maior elevação no número de praias impróprias para banho estão localizados na Baixada Santista: Praia Grande, com mais cinco locais; e Itanhaém, com outras quatro praias.
Uma praia é classificada como imprópria para banho quando a água do mar apresenta mais de 100 colônias de bactérias fecais a cada 100 ml. No critério adotado pela Cetesb para águas marinhas, são analisadas amostras coletadas durante cinco semanas consecutivas.
Após a classificação, a faixa de areia é sinalizada com bandeiras vermelhas para alertar os banhistas sobre os riscos de entrar no mar no local. Praias maiores são divididas em diferentes pontos de monitoramento.
O aumento no número de praias impróprias para banho em todo litoral de São Paulo ocorre em meio a um “surto de gastroenterite” na Baixada Santista. O problema sanitário teve início ainda no mês de dezembro de 2024. Um levantamento da CNN mostra que o número de pessoas com sintomas como diarreia, náuseas e vômito passou de 11 mil casos em cidades do litoral paulista.
Na quarta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, confirmou a presença de norovírus em fezes humanas coletadas nas cidades de Guarujá e Praia Grande. Altamente contagioso e transmitido por via oral-fecal, o norovírus é causador de gastroenterite. O vírus provoca diarreia intensa, vômitos e, em alguns casos, febre alta.
Veja as praias impróprias:
Ubatuba
- Itaguá (2 trechos)
- Rio Itambuca
- Perequê-Açu
- Perequê-Mirim
Caraguatatuba
- Prainha
São Sebastião
- Cigarras
- São Francisco
- Arrastão
- Pontal da Cruz
- Deserta
- Porto Grande
- Preta do Norte
Ilhabela
- Sino
- Siriúba
- Itaquanduba
- Portinho
- Feiticeira
- Julião
Guarujá
- Perequê
- Enseada – Av. Santa Maria
Santos
- Embaré
- Boqueirão
- Gonzaga
- José Menino – R. Olavo Bilac
- José Menino – Av. Frederico Ozanan
São Vicente
- Milionários
- Gonzaguinha
- Prainha
Praia Grande
- Canto do Forte
- Boqueirão
- Guilhermina
- Aviação
- Vila Tupy
- Ocian
- Maracanã
- Vila Caiçara
- Vila Mirim
- Real
- Flórida
Mongaguá
- Central
- Vera Cruz
- Santa Eugênia
- Agenor de Campos
Itanhaém
- Parque Balneário
- Centro
- Jardim São Fernando
- Sonho
- Balneário Jardim Regina
- Balneário Gaivota
Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51 no site CNN Brasil.