Ad image

Mesmo em queda, Toyota foi a maior fabricante de carros do mundo em 2024

Pelo quinto ano consecutivo, a Toyota foi a líder mundial de vendas. Ao todo, o grupo japonês, que inclui também marcas como a Lexus e a Daihatsu, vendeu mais de 10,8 milhões de veículos em todo o mundo.

Apesar da liderança, houve uma queda de 3,7% em relação a 2023, quando o grupo superou a marca dos 11 milhões de unidades vendidas.

Se levarmos em conta apenas as duas principais marcas do conglomerado, Toyota e Lexus, o número total de vendas foi de 10,1 milhões, 1,4% menor que os 10,3 milhões de 2023.

O principal motivo para a queda nos números da Toyota foi o desempenho abaixo do normal no Japão. O grupo enfrentou sérios problemas por conta das fraudes nos testes de segurança, o que levou ao declínio nas vendas em seu mercado doméstico.

COROLLA CROSS x BYD SONG PRO
Apesar dos problemas com as vendas no Japão e China, híbridos foram o trunfo da Toyota em 2024Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Analisando os números de vendas da Toyota, fica bem explícita sua estratégia de apostar em diferentes tipos de tecnologia ao invés de focar em veículos elétricos movidos a baterias.

Os híbridos tiveram recorde de vendas e representaram 40,8% do total de vendas. Por outro lado, os elétricos representaram apenas 1,4%.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Para efeito de comparação, nos EUA, um dos principais mercados de híbridos da Toyota, o RAV Hybrid foi o eletrificado mais vendido com mais de 208.000 unidades. Por outro lado, o bZ4, único elétrico disponível por lá, vendeu somente 18.570 veículos.

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025
Volkswagen sofreu muito com a queda nas vendas na ChinaFernando Pires/Quatro Rodas

Assim como a Toyota, seus principais concorrentes também tiveram baixas em 2024. O Grupo Volkswagen, segundo do ranking mundial, viu suas vendas caírem 2,3% no ano passado, totalizando 9,03 milhões de carros vendidos.

Continua após a publicidade

No caso da Volks, a queda nas vendas se dá principalmente pela perda de espaço na China, algo que também afetou a Toyota. A VW já foi líder do mercado chinês, mas a forte concorrência das montadoras locais fez os números da montadora alemã caírem muito.

A terceira colocação é do grupo Hyundai, que também considera a Kia e a Genesis. Para os sul-coreanos a queda em relação a 2023 foi menor, cerca de 1%. Em 2024, eles somaram 7,23 milhões de veículos vendidos.

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *