O nome vem de tradições de povos indígenas dos Estados Unidos A Lua de Morango apareceu nesta quarta-feira (11) e foi registrada em fotos impressionantes ao redor do mundo. Conhecida como a última lua cheia da primavera, a Lua de Morango ganhou esse nome das tribos nativas da América do Norte, que associavam a fase lunar à época da colheita de morangos. Apesar da safra ocorrer em outra estação no Brasil, o nome caiu no gosto popular.
Imagens da Lua surgindo atrás de monumentos, arranha-céus e paisagens naturais foram compartilhadas por agências de notícias. Neste ano, o fenômeno foi ainda mais especial por coincidir com a grande paralisação lunar, evento que acontece a cada 18,6 anos e modifica a inclinação da órbita da Lua. O efeito faz com que o satélite apareça mais alto no céu do hemisfério Sul, o que favoreceu as observações.
Galerias Relacionadas
Além do nome “Lua de Morango”, o fenômeno também é chamado de Lua da Rosa, Lua do Plantio, Lua Quente ou até Lua do Hidromel, dependendo da cultura. Para os cientistas da Nasa, ela é carinhosamente apelidada de “Lua do LRO”, em homenagem à espaçonave lançada em junho de 2009 para estudar o satélite natural.
‘Lua de Morango’: veja fotos pelo mundo e entenda fenômeno
Deixe um comentário