Ad image

Longa Duração: compramos um Fiat Pulse Hybrid para o teste de 100.000 km

Novas tecnologias deveriam ajudar as concessionárias a vender mais, mas não foi bem isso que aconteceu durante a busca pelo Fiat Pulse T200 Hybrid que agora integra nosso teste de 100.000 km.

A intenção era comprar um carro azul Amalfi, a cor que voltou ao catálogo com o lançamento da mecânica híbrida leve, e no interior de São Paulo. Nada disso deu certo.

Longa Duração Fiat Pulse
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Começamos pela Fiat Sim de Paulínia (SP). Havia um Impetus azul a pronta entrega por R$ 141.890 e sinalizamos que fecharíamos o negócio. À tarde retornaram dizendo que o carro havia sido reservado por outro vendedor, que não havia sinalizado no sistema da loja. A alternativa seria comprar um prata ou branco, mas dispensamos essas cores. Cobramos sobre a previsão para a chegada de um carro azul e ficaram de responder em duas horas. Nunca responderam.

Compartilhe essa matéria via:

Tentamos contato com a Maggi de Itu. O grupo todo usa a mesma central de atendimento, que anota o contato e promete direcionar a um vendedor. Isso não aconteceu.

Continua após a publicidade
Longa Duração Fiat Pulse
Versão tem motor 1.0 turbo de 130 cv auxiliado pelo motor de partida inteligente, que gera até 4 cv e 1 kgfmFernando Pires/Quatro Rodas
Longa Duração Fiat Pulse
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Com a Fiat Total, entramos em contato via WhatsApp, que separa a unidade e o interesse com um sistema automatizado e depois um atendente faz uma triagem repetindo as mesmas questões. Ao todo foram oito perguntas. Daí até o retorno de um vendedor demorou cinco dias.

Continua após a publicidade

Até conseguimos encontrar um Pulse azul na Fiat Fattore de Atibaia, por R$ 143.000. Mas no processo para o pagamento do sinal descobriram que aquela unidade havia sido enviada para uso como test-drive – a mesma situação de outras unidades azuis em todas as outras concessionárias que falamos. Mas já estávamos buscando também pelo cinza Silverstone. A Fattore ainda tentou localizar algum carro em trânsito com o responsável regional da Fiat, mas foi em vão.

Longa Duração Fiat Pulse
Configuração mais completa vem equipada com bancos de vinil, frenagem de emergência e assistente de faixaFernando Pires/Quatro Rodas
Longa Duração Fiat Pulse
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Longa Duração Fiat Pulse
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Nos vimos obrigados a comprar o carro em São Paulo mesmo. Na Fiat Amazonas da Vila Guilherme, o contato telefônico disponível no Google não ia para a central, a atendente repassou para o vendedor na mesma hora. Sinalizaram que havia o carro cinza disponível no estoque da rede, enviaram a proposta detalhada por WhatsApp e fechamos negócio.

Custou R$ 142.900, enquanto no site da Fiat um carro como esse com pintura metálica (R$ 1.990) e serviços conectados (R$ 2.990) sai por R$ 145.970. Ainda negociamos e ganhamos película nos vidros.

Do pagamento à entrega levou duas semanas, dentro dos dez dias úteis que a concessionária havia estimado. Mas poderia ter sido um pouco mais rápido por conta do transporte do depósito da rede para a concessionária (onde instalaram a película) e das últimas checagens.

Longa Duração Fiat Pulse
Quadro de instrumentos é digital e central de 10,1” tem navegador nativo e internet 4GFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

A entrega do carro foi antecipada por uma espera de 20 minutos. “Fiz como se não conhecesse bem o carro e a tecnologia dele, e o técnico foi bem transparente na explicação, dizendo que não seria como um Corolla híbrido, mas que o sistema híbrido leve proporcionaria uma melhora de até 10% no consumo. Ele falou também para não mexer na bateria sob o banco do motorista em hipótese alguma. E explicou todas as funções e equipamentos do carro”, conta o repórter Nicolas Tavares, que foi retirar o carro.

“Depois foi feito o cadastro no aplicativo do sistema Connect Me, que permite localizar e controlar o veículo remotamente, e a entrega estava terminada”, disse Nicolas. Questionado, o técnico falou que não há procedimento de amaciamento, mas rodaremos 1.000 km antes do primeiro teste.

Longa Duração Fiat Pulse
Bateria do sistema híbrido fica sob o banco. Chave tem telecomandosFernando Pires/Quatro Rodas
Longa Duração Fiat Pulse
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

O carro foi entregue com a bateria cheia, mas paramos imediatamente para o primeiro abastecimento. O curioso foi notar que o sistema híbrido só começou a auxiliar o carro após rodarmos 17 km. Durante as primeiras fotos, uma descoberta triste: há um defeito na pintura da tampa do porta-malas ignorado pela fábrica.

Fiat Pulse – 89 km

Versão: Impetus T200 Hybrid
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km: R$ 8.622
Gastos no mês: Combustível: R$ 279,04
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *