Presidente eleito dos EUA ameaçou anexar ilha rica em recursos, que é um território da Dinamarca
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder da Groenlândia vai se encontrar com rei dinamarquês após falas de Trump no site CNN Brasil. Internacional, Dinamarca, Donald Trump, Donald Trump Jr, Groenlândia CNN Brasil
O líder da Groenlândia se encontrará com o rei dinamarquês em Copenhague na quarta-feira (8), depois que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que queria assumir o controle da ilha ártica, um território autônomo da Dinamarca.
Trump, que toma posse em 20 de janeiro, disse na terça-feira (7) que não descartaria usar ação militar ou econômica contra a Dinamarca para tornar a Groenlândia parte dos Estados Unidos. No mesmo dia, seu filho mais velho, Donald Trump Jr., fez uma visita privada à ilha rica em recursos.
O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, que chegou a Copenhague na noite de terça-feira (7), havia anunciado antes de sua viagem que uma reunião com o rei Frederik da Dinamarca, agendada para o dia seguinte, havia sido adiada. Mas na quarta-feira (8), a corte real dinamarquesa disse que o encontro aconteceria, sem dar mais detalhes.
A Groenlândia, com uma população de 57.000 habitantes, faz parte da Dinamarca há 600 anos e agora controla a maioria de seus próprios assuntos domésticos como um território semi-soberano sob o reino dinamarquês. Suas relações com a Dinamarca têm sido tensas ultimamente por alegações de maus-tratos históricos de groenlandeses sob o domínio colonial.
Egede declarou que a ilha não está à venda, enquanto em seu discurso de Ano Novo ele intensificou a pressão pela independência da Dinamarca. A Dinamarca também diz que o território não está à venda, e que seu destino pode ser decidido apenas pelos groenlandeses.
Em 2019, Trump cancelou uma visita planejada à Dinamarca depois que a primeira-ministra Mette Frederiksen rejeitou sua ideia de os EUA comprarem a Groenlândia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder da Groenlândia vai se encontrar com rei dinamarquês após falas de Trump no site CNN Brasil.