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Imagens mostram como os primeiros VW Gol, Parati e Voyage poderiam ter sido

Em fevereiro de 1978, três modelos em escala real daqueles que seriam os Volkswagen Gol, Voyage e Parati foram enviados para a sede da fabricante em Wolfsburg. As imagens publicadas pelo Car Design Archives, no Instagram, revelam como estavam os projetos mais de dois anos antes do lançamento do Gol – àquela altura, o Projeto BX.

As imagens foram compartilhadas com o perfil por um ex-funcionário do departamento de Engenharia de Protótipos da Volkswagen. Os três carros são assinados pela equipe liderada pelo designer Márcio Piancastelli, falecido em 2015 e que já havia assinado o desenho do Brasilia e dos arrojados SP1 e SP2.

VW BX 1978 PARATI GOL VOYAGE
<span class=”hidden”>–</span>Car Design Archives/Reprodução

É possível notar que cada carro apresentava uma proposta de dianteira. O Gol foi mostrado com faróis redondos e setas no para-choque, seguindo o estilo do Passat no Brasil e dos Polo e Golf, que ainda eram novidade na Europa.

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O Voyage já tinha faróis duplos, como o Passat TS brasileiro da época, mas as setas integravam o mesmo conjunto. A Parati, por sua vez, ensaiava a evolução para os faróis quadrados, que seriam tendência na VW na década seguinte. Mas as setas imediatamente abaixo dos faróis e o estilo da grade com aletas verticais não vingaram.

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VW BX 1978 PARATI GOL VOYAGE
<span class=”hidden”>–</span>Car Design Archives/Reprodução

A dianteira definitiva dos primeiros carros da família Gol tinham faróis quadrados, setas no para-choque de aço e uma grade com mais filetes horizontais que davam a impressão da dianteira ser mais alta. Talvez a frente tenha ficado mais curta, também. Mas a lateral já estava bem madura.

PROJETO BX GOL 1976
<span class=”hidden”>–</span>German Garage BR/Reprodução
PROJETO BX GOL 1976
<span class=”hidden”>–</span>German Garage BR/Reprodução
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Imagens mais antigas, publicadas no German Garage BR, mostraram a primeiríssima proposta do Projeto BX, apresentada nas instalações da Audi em Ingolstadt, na Alemanha, em 1976, justamente quando o projeto foi aprovado para desenvolvimento. Esse primeiro modelo, ainda feito de argila, tinha um recorte no vidro traseiro em vez de uma linha ascendente e a traseira também era um pouco mais alta e curta – e mais próxima do carro definitivo. Os faróis, por sinal, eram redondos.

VW BX 1978 PARATI GOL VOYAGE
<span class=”hidden”>–</span>Car Design Archives/Reprodução

O projeto de 1978 tinha uma outra proposta de traseira, sem o nicho da placa, com uma alça para a abertura do porta-malas e lanternas mais compactas. Acabaram retornando ao estilo de 1976, mas com a adição de lanternas saltadas e, de fato, menores e alinhadas com o nicho da placa.

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Gol 1980
Primeiro Volkswagen Gol, de 1980Fernando Pires/Quatro Rodas

A traseira do VW Voyage já estava muito próxima do carro definitivo, que só seria revelado em meados de 1981. Até mesmo a continuidade do friso lateral sobre as lanternas já estavam previstas. Só a luz de ré ficou um pouco menor no carro de produção. O sedã já chegaria às ruas com as setas ao lado dos faróis quadrados.

Christian Castanho
O Voyage de produção trouxe faróis maiores acompanhados dos piscasChristian Castanho/Quatro Rodas
voyage
Traseira 27 cm maior e suspensão recalibradaChristian Castanho/Quatro Rodas
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A Parati só seria lançada em junho de 1982 e mudou muito até lá. Não é possível ver a traseira e suas lanternas, mas é notável que a traseira do protótipo era mais vertical e as colunas B ficaram mais largas no carro de produção. A dianteira também evoluiria para acompanhar o estilo do hatch e do três volumes. A Saveiro foi lançada no mesmo ano.

Linhas retas e mecânica originada do Passat
Linhas retas e mecânica originada do PassatMarco de Bari/Quatro Rodas
O friso ajudava a proteger a lateral e era privativo da LS
O friso ajudava a proteger a lateral e era privativo da LSMarco de Bari/Quatro Rodas

Os VW Voyage e Parati foram lançados apenas com o motor 1.5 refrigerado a água com 78 cv, compartilhado com o Passat. Mas o Gol e a Saveiro continuaram com o motor refrigerado a ar dos carros mais antigos, que limitava seu desempenho e conforto.

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