Ad image

Filmes indicados ao Oscar, ‘Conclave’ e ‘Dois papas’ abordam temas ligados a Papa Francisco; saiba onde ver


Premiados mundo afora, narrativas disponíveis em plataformas de streaming dissecam universo religioso e expõem contradições da Igreja Dois filmes recentes — e muito premiados —, “Dois papas” (2019) e “Conclave” (2024) abordam, em minúcias, temáticas relacionadas ao papado e, especificamente, ao Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (22), aos 88 anos. Indicados ao Oscar em diferentes categorias, incluindo a de melhor filme, os longas-metragens vêm sendo lembrados por internautas nas redes sociais.
Final: Enquete do BBB 25 mostra participante com 49% dos votos para vencer reality show; veja votação atualizada
Luto em família: Veja a homenagem de Chico Buarque à irmã Cristina, morta neste domingo aos 74 anos
“Conclave”, o mais recente, já havia criado um buzz, no início deste ano, depois de o líder da Igreja Católica ser internado com pneumonia bilateral, doença em que ambos os pulmões são prejudicados. Inspirada no romance do britânico Robert Harris — que foi publicado no Brasil por sugestão de Jô Soares —, a trama ficcional acompanha o conclave (processo de escolha) de um novo papa após a morte de um líder católico reformista. A “eleição interna”, que é sempre realizada de maneira secreta, expõe as várias divisões da Igreja. O filme está disponível nas plataformas de streaming Amazon Prime Video e Apple TV.
Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, “Dois papas” tem uma referência mais direta ao Papa Francisco. O filme — atualmente disponível nas plataformas de streaming Netflix e Amazon Prime Video — tem inspiração na surpreendente renúncia de Bento XVI ao papado em 2013 e a posterior eleição do cardeal argentino Jorge Bergoglio como papa Francisco I no mesmo ano.
A narrativa é inspirada na peça “The pope”, do neozelandês Anthony McCarten, que também assinou o roteiro do filme e depois escreveu um livro sobre o assunto, “The pope: Francis, Benedict, and the decision that shook the world”. Para a versão filmada, McCarten imaginou diálogos entre Bento XVI (Anthony Hopkins) e o então cardeal Bergoglio (Jonathan Pryce) pouco antes da renúncia do primeiro.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *