Definir um produto como barato ou não depende do ponto de vista. Os carros no Brasil não estão nada acessíveis, com preços começando na faixa de R$ 75.000 e a tendência é que, em algum momento, não exista nenhum automóvel por menos de R$ 80.000. Ainda assim, podemos falar que são os carros mais baratos do Brasil por ficarem bem abaixo da média de preços.
Como é de se esperar, a lista dos carros mais baratos do Brasil é dominada pelos hatchbacks, que sempre foram as opções mais acessíveis do mercado. A única exceção é um único sedã. O ranking mudará em breve, com o fim da venda de um deles. Os valores listados aqui são os divulgados para janeiro, mas também espere por mudanças em breve, conforme as fabricantes comecem a reajustar suas tabelas.
As regras do ranking são bem simples. Apenas a versão de entrada de cada carro é considerada, para evitar repetições, independentemente se tem outra motorização. Os veículos só deixarão a lista quando a venda for encerrada oficialmente. Por fim, os números de consumo são os oficiais divulgados pelo Inmetro.
1º – Fiat Mobi Like 1.0 – R$ 74.990

- Versão: Fiat Mobi Like 1.0
- Preço: R$ 74.990
- Motor: 1.0 Fire 8V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 74 cv e 9,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 12,2 km/l (urbano) / 15,0 km/l (rodoviário)
Por enquanto, o Fiat Mobi começa o ano como o carro mais barato do Brasil em 2025. Porém, o subcompacto terá uma mudança em breve, trocando o motor 1.0 Fire de 74 cv e 9,7 kgfm pelo 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm, para atender às regras do Proconve L8. Quando isto acontecer, os preços devem aumentar e isso pode fazer com que perca o título.
Não é muito equipado, como é de se esperar da versão de entrada de um subcompacto. Fica devendo chave canivete, sensor de pressão dos pneus e central multimídia, itens que só aparecem na versão Trekking. De série, tem ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, controle de estabilidade, preparação para rádio, rodas de aço com calotas e vidros elétricos nas portas dianteiras.
2º – Renault Kwid Zen 1.0 – R$ 76.090

- Versão: Renault Kwid Zen 1.0
- Preço: R$ 76.090
- Motor: 1.0 SCe 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 71 cv e 10 kgfm
- Consumo (gasolina): 14,8 km/l (urbano) / 17,9 km/l (rodoviário)
A Renault não tem mais buscado fazer com que o Kwid seja o carro mais barato do Brasil e se contentou com a segunda posição, apesar de a diferença no preço em relação ao Mobi ser pequena. Tem um bom motivo para ser mais caro, pois é mais equipado e seguro do que o rival da Fiat. O motor é o 1.0 SCe 12V, que gera 71 cv e 10 kgfm de torque, combinado com uma transmissão manual de cinco marchas.
É equipado com ar-condicionado, direção elétrica, quatro airbags, controle de estabilidade, rádio com USB e Bluetooth, luzes diurnas em LED, monitoramento de pressão dos pneus, sistema start-stop e assistente de partida em rampas.
3º – Citroën C3 Live 1.0 – R$ 77.590
- Versão: Citroën C3 Live 1.0
- Preço: R$ 77.590
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 14,1 km/l (urbano) / 15,8 km/l (rodoviário)
Quando foi lançado, a Citroën posicionou o C3 de uma forma curiosa. É um carro maior do que os subcompactos, mas o seu preço está bem próximo deles, embora não seja tão equipado. A motorização não foge do que a Stellantis tem usado em quase toda a sua linha de entrada, adotando o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm e uma transmissão manual de cinco marchas. Conta com ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, vidros e travas elétricas e rodas de aço com calotas.
4º – Peugeot 208 Active 1.0 – R$ 81.990
- Versão: Peugeot 208 Active 1.0
- Preço: R$ 81.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 11,2 km/l (urbano) / 14,1 km/l (rodoviário)
Reestilizado, o Peugeot 208 segue como um dos carros mais baratos do país e ficou ainda mais acessível com um reposicionamento da versão de entrada Active. Alguns equipamentos acabaram sendo retirados para chegar no preço atual, mas ainda vem de série com iluminação diurna, quatro airbags, computador de bordo, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital e vidros elétricos. Manteve o motor 1.0 Firefly de 75 cv, assim como o câmbio manual de cinco marchas.
5º – Fiat Argo 1.0 – R$ 89.990
- Versão: Fiat Argo 1.0
- Preço: R$ 89.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 12,5 km/l (urbano) / 14,9 km/l (rodoviário)
A Fiat é uma das poucas fabricantes que tem dois hatchbacks e, ainda assim, consegue ter bons resultados com os dois. O Argo segue como uma das opções mais baratas do mercado, porém acaba sendo muito espartano, não contando nem com rádio. Vem com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e volante com ajuste de altura. Na versão de entrada, o motor é o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm, associado ao clássico câmbio manual de cinco marchas.
6º – Renault Stepway Zen 1.0 – R$ 86.990
- Versão: Renault Stepway Zen 1.0
- Preço: R$ 86.990
- Motor: 1.0 SCe 16V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,2 kgfm
- Consumo (gasolina): 13,2 km/l (urbano) / 14,6 km/l (rodoviário)
Neste momento, o Renault Stepway continua na lista dos carros mais baratos do Brasil, mas isto mudará este ano. O hatch aventureiro sairá de linha, assim como foi com Sandero e Logan, como parte da estratégia de reposicionamento da marca, que vai apostar muito mais no Kardian. Até que sua produção seja encerrada, seguirá nas lojas em versão única, trazendo equipamentos como ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros, quatro airbags e uma central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. A motorização é composta pelo 1.0 SCe entregando 82 cv e 10,5 kgfm. A única transmissão disponível é a manual de cinco marchas.
7º – Hyundai HB20 Sense Plus 1.0 – R$ 90.690

- Versão: Hyundai HB20 Sense Plus 1.0
- Preço: R$ 90.690
- Motor: 1.0 Kappa 12V
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Potência e torque: 80 cv e 10,2 kgfm
- Consumo (gasolina): 13,5 km/l (urbano) / 17,4 km/l (rodoviário)
O carro mais vendido da Hyundai no Brasil, o HB20 manteve sua posição no ranking em 2025, mesmo que já tenha passado dos R$ 90.000. Após diversas mudanças nas versões disponíveis, o hatch estabilizou com a variante Sense Plus como a mais barata, equipada com ar-condicionado, seis airbags, controle de estabilidade, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, luzes diurnas e controle de cruzeiro. Sob o capô está o 1.0 Kappa, que gera 80 cv e 10,2 kgfm de torque.
8º – Volkswagen Polo Track 1.0 – R$ 92.990

- Versão: Volkswagen Polo Track 1.0
- Preço: R$ 92.990
- Motor: 1.0 MPI 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm
- Consumo (gasolina): 14,1 km/l (urbano) / 17,6 km/l (rodoviário)
Novamente o automóvel mais vendido do país, o Volkswagen Polo ganhou uma posição em comparação com 2024. A versão mais barata é a Track, criada justamente para ser o veículo mais acessível da marca no país. Para se diferenciar da versão MPI, teve que deixar de lado muitos equipamentos. Conta somente ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, rádio com Bluetooth e USB, além de quatro airbags. E, assim como o Polo MPI, o motor é o 1.0 aspirado de três cilindros, gerando 84 cv e 10,4 kgfm de torque.
9º – Chevrolet Onix 1.0 – R$ 93.770

- Versão: Chevrolet Onix 1.0
- Preço: R$ 93.770
- Motor: 1.0 CSS Prime 12V
- Câmbio: Manual de 6 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,6 kgfm
- Consumo (gasolina): 13,9 km/l (urbano) / 17,6 km/l (rodoviário)
Perto de ser reestilizado, o Chevrolet Onix começou 2025 com um aumento de preços, fazendo com que perdesse a 8ª posição para o Polo. A versão 1.0 vem de série com ar-condicionado, controle de estabilidade, rádio com USB e Bluetooth, rodas de aço de 14” com calotas, vidros e travas elétricas, direção elétrica e seis airbags. Nesta configuração, tem um motor 1.0 aspirado, que entrega 82 cv e 10,6 kgfm de torque, que pode trazer algumas mudanças em breve para atender às regras de emissões do Proconve L8.
10º – Fiat Cronos Drive 1.0 – R$ 95.990
- Versão: Fiat Cronos Drive 1.0
- Preço: R$ 95.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
- Consumo (gasolina): 13,1 km/l (urbano) / 16,4 km/l (rodoviário)
Em uma lista dominada por hatchbacks, o Fiat Cronos é o único sedã entre os carros mais baratos do Brasil em 2025. A versão Drive, com motor 1.0 Firefly de 75 cv, veio para substituir o finado Grand Siena e ser uma opção para vendas diretas.
Mesmo que seja o mais caro do ranking, já perto dos R$ 100.000, também é o mais equipado da lista, trazendo ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, central multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas, alarme, rodas de 15″ com calotas, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo com tela TFT de 3,5″ e monitoramento de pressão dos pneus.