Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles se enfrentam no domingo (9)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Donald Trump planeja ir ao Super Bowl LIX, diz Casa Branca no site CNN Brasil. Futebol Americano, CNN Esportes, Donald Trump, National Football League, Super Bowl CNN Brasil
O presidente Donald Trump deve comparecer ao Super Bowl LIX no Caesars Superdome em Nova Orleans no domingo (9), disse uma autoridade da Casa Branca à CNN.
A lista de convidados ainda está sendo preparada, disse a autoridade, embora o presidente da Câmara, Mike Johnson, natural da Louisiana, esteja em negociações para se juntar a ele.
Com sua presença no domingo, Donald Trump fará história como o primeiro presidente dos EUA a comparecer ao Super Bowl.
Super Bowl 2025: saiba onde será disputada a final da NFL
Super Bowl deve gerar US$ 1,39 bilhão em apostas legais
Patrick Mahomes e Jalen Hurts: conheça os quarterbacks do Super Bowl 2025
O ex-presidente George H. W. Bush realizou o tradicional cara ou coroa do Super Bowl após deixar o cargo em 2002 e novamente em 2017. E o então presidente Ronald Reagan realizou um cara ou coroa “via satélite do Salão Oval” em 1985, de acordo com o Pro Football Hall of Fame.
Ainda assim, não será a primeira vez de Trump em um grande evento esportivo de campeonato; ele compareceu ao Jogo 5 da World Series em 2019, quando o Washington Nationals, da cidade natal, enfrentou o Houston Astros.
Segurança intensificada
Há uma presença significativa de segurança em torno do Super Bowl, com ou sem uma visita presidencial, mas uma fonte familiarizada com o planejamento descreveu preparativos intensificados antes da presença de Trump.
O Super Bowl é designado como um evento nacional especial de segurança, exigindo uma estratégia de todo o governo para proteger o local e a região.
O planejamento para o evento começou quando New Orleans foi selecionada como o local do jogo em 2020, e exigirá toda a gama de recursos de segurança disponíveis, de químicos a biológicos e radiológicos, de acordo com Jonathan Wackrow, um colaborador da CNN e ex-agente do Serviço Secreto dos EUA.
A CNN entrou em contato com a NFL para comentar. O Punchbowl News foi o primeiro a relatar a presença esperada de Trump.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, compartilhou fotos do Caesars Superdome na terça-feira, onde ela está supervisionando as medidas de segurança.
A fonte familiarizada com o planejamento disse que haverá uma equipe significativamente reduzida no local na sexta-feira e no sábado para fins de varreduras de segurança, com muitos envolvidos sendo informados para não comparecerem à arena em nenhum dos dias.
Essa fonte descreveu os preparativos como “muito sérios” e “bastante intensos”, comparando o nível de exibições no local a uma cúpula do G7 de líderes mundiais.
“O DHS protegeu o NFL Super Bowl por mais de 20 anos. Estamos trabalhando dia e noite para garantir um dia de jogo seguro e protegido no Superdome e na cidade de Nova Orleans”, postou Noem no X.
Wackrow disse à CNN que será relativamente fácil para o Serviço Secreto converter o aparato de segurança existente para acomodar uma visita presidencial.
“Se você vai levar o presidente para qualquer lugar, levá-lo para um ambiente que foi planejado e designado como um evento nacional especial de segurança lhe dá uma pequena vantagem. O Serviço Secreto e os parceiros de aplicação da lei serão capazes de construir de forma muito eficaz um plano de segurança específico para o presidente dos Estados Unidos que se integre ao processo existente”, disse ele.
Mas a logística de uma parada presidencial no Super Bowl, ele disse, poderia causar transtornos na cidade, inclusive ao longo da rota do comboio e do aeroporto onde o Força Aérea Um pousa.
A viagem também acontece meses depois de duas tentativas de assassinato contra Trump, além de um ataque terrorista no dia de Ano Novo na Bourbon Street.
O ambiente de ameaça global e a atividade persistente de extremistas violentos domésticos, disse Wackrow, “é significativamente preocupante para o Serviço Secreto para uma viagem como essa. No entanto, isso é quase o novo normal para eles — eles agora entendem que esse é o ambiente em que estão”.
O Kansas City Chiefs jogará contra o Philadelphia Eagles, e Kendrick Lamar está programado para se apresentar no show do intervalo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Donald Trump planeja ir ao Super Bowl LIX, diz Casa Branca no site CNN Brasil.