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Dez carros velhos que continuam em produção ao redor do mundo

As normas de emissões mais recentes forçaram muitos dos carros mais antigos à venda no Brasil a saírem de linha. Fiat Uno e Grand Siena, Volkswagen Gol e Fox, Onix Joy, Citroën C4 Cactus. Mas nada impede que alguns carros possam permanecer décadas a fio em produção ou ressuscitar em um país distante muitos anos depois, como você pode ver a seguir.

Chevrolet Cobalt

Chevrolet Cobalt Uzbequistão
Chevrolet Cobalt no UzbequistãoDivulgação/Chevrolet

Fora de linha no Brasil desde 2020, o Chevrolet Cobalt ainda é fabricado no Uzbequistão e vendido na Rússia e na Bielorrússia. Em vez do motor 1.8 que o consagrou por aqui, usa um 1.5 16V mais comum nos Chevrolet vendidos por lá. O visual de 2017 estreará por lá ainda em 2025.

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Peugeot 405

ICKO Dena
ICKO DenaIKCO/Divulgação

O IKCO Dena é um sedã iraniano ainda fabricado na plataforma do Peugeot 405, lançado em 1988 na Europa, onde está fora de linha no Brasil desde 1997. Esse visual, que data de 2015, é fabricada no Irã, mas ainda há carros com visual original sendo fabricados no Azerbaijão. O motor é um 1.6 EF7

Nissan Junior

Zamyad Z24
Zamyad Z24Zamyad/Divulgação
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Antepassado da Frontier, foi lançado foi fabricado entre 1970 e 1982. A produção no Irã também começou em 1970, mas continua até hoje. Seu nome? Zamyad Z24 e usa um motor 2.4 a gasolina de 107 cv ou 2.8 diesel de 93 cv.

Peugeot 207 Sedan

Wallys 719
Wallys 719Wallys/Divulgação

Sim, é uma grade de Jeep em um Peugeot. Este é o Wallys 719, a nova encarnação do Peugeot 207 Sedan na Tunísia. A marca usa a base dos ICKO Runna iranianos e aplica seu design “ousado” que nem a Stellantis cogitou fazer.

Toyota Land Cruiser 70

Toyota Land Cruiser
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Toyota
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Lançada originalmente em 1984, esta geração do Toyota Land Cruiser permanece em produção e até ganhou novos itens de segurança para voltar a ser vendida em mercados como Japão, onde sempre foi fabricado e onde esteve banido por alguns anos.

Lada Niva

Lada Niva
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Lada

Em produção há quase 50 anos, o Lada Niva segue firme e forte: acabou de ganhar a versão Sport, com motor 1.6 16V de 122 cv em substituição ao antigo 1.7 de 83 cv.

Renault Logan

Saipa Cadila
Saipa CadilaSaipa/Divulgação

Mais um iraniano. O Saipa Cadila é versão atualizada do Dacia/Renault Logan de 1a geração. Havia saído de linha em 2021 mas retornou ao mercado em 2024 com novo visual. Não há acordo com a Renault desde 2018, mas ainda teriam direito de produção.

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UAZ-452 Burkanka

UAZ-452 Burkanka
<span class=”hidden”>–</span>UAZ/Divulgação

Esta “Kombi russa” está em produção desde 1965 do mesmo jeitinho. Seu motor 2.7 a gasolina é dianteiro, tem 112 cv a tração 4×4 com reduzida. É reconhecido pelo espaço e pela versatilidade, por conta do entre-eixos curto. Era vendido na Bolívia até poucos anos atrás.

Renault/Chevrolet Trafic

Tata Winger
Tata WingerTata/Divulgação

A primeira geração do Trafic é de 1980 e chegou velha ao Brasil, onde a antecessora da Master foi vendida entre 1994 e 2002, e foi vendida até pela Chevrolet. Mas sobrevive na Índia até hoje como Tata Winger, com direito a um novo motor 2.2 turbodiesel Euro 6.

Suzuki Carry

Chevrolet Damas
Chevrolet DamasDivulgação/Chevrolet

O carro que forjou as Towner (da Asia e da Hafei) teve dezenas de versões espalhadas pelo mundo inteiro. A 7a geração surgiu em 1979 e segue em produção como Chevrolet Damas no Uzbequistão.

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