Ad image

Dengue: Brasil ultrapassa 1 milhão de casos da doença em 2025


Ainda que o número seja elevado, país vive uma queda de 75,1% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado O Brasil ultrapassou a marca de um milhão de casos de dengue em 2025. Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Ministério da Saúde, até o último dia 12 foram registrados 1.019.033 casos prováveis da infecção e 681 mortes. Outros 741 óbitos suspeitos estão em investigação.
Os números são elevados, com menos de quatro meses o ano já é o sétimo mais letal da série histórica do ministério e o oitavo com mais casos. No entanto, o cenário em 2025 é melhor que o do ano passado, quando o país bateu o recorde histórico com 6,6 milhões de infectados e quase 6,2 mil vítimas fatais.
De acordo com o último informe semanal da pasta da Saúde, que engloba dados de até o último dia 7, o número de casos de dengue registrados no Brasil neste ano é 75,1% menor que o identificado no mesmo período de 2024.
Ainda assim, alguns estados têm adotado medidas excepcionais para lidar com a carga alta da doença. Em São Paulo, por exemplo, onde foram contabilizados quase 600 mil casos, mais da metade do registrado no país, o governo estadual decretou emergência de saúde pela dengue.
De acordo com o ministério, as regiões que apresentam os maiores coeficientes de incidência são Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Entre os estados, São Paulo, Acre e Mato Grosso vivem os piores cenários. Os dois últimos chegam a registrar uma alta da dengue em relação ao ano passado, os únicos do país em que a curva piorou em 2025.
Na última semana, a pasta anunciou novas ações de enfrentamento à arbovirose que vão priorizar 312 municípios mais afetados. Serão enviadas equipes da Força Nacional do SUS para atender às cidades e apoiar na organização da assistência, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *