Ad image

Casa Branca está confiante “que cessar-fogo vai avançar”, diz Kirby 

Acordo para trégua da guerra em Gaza precisa ser aprovada pelo gabinete de Israel
Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca está confiante “que cessar-fogo vai avançar”, diz Kirby no site CNN Brasil.  Internacional, Casa Branca, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Israel CNN Brasil

Quando perguntado sobre a nova votação do gabinete de Israel agendada para sábado para selar o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Kirby, disse à CNN que a Casa Branca está “ciente dessas questões e está trabalhando com o governo israelense.”

“Estamos confiantes de que esses detalhes de implementação podem ser trabalhados e que o acordo avançará neste fim de semana”, disse.

À Jake Tapper da CNN, Kirby disse ainda que o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas ainda está “em um bom caminho aqui para começar a implementação até o final do fim de semana.”

“Todos os parâmetros foram acordados. Nós resolvemos esses últimos detalhes que precisavam ser consertados. Acreditamos que estamos no caminho certo para começar a implementação até o final do fim de semana. Então, todos os sistemas estão funcionando agora”, disse Kirby a Tapper. “Não estamos vendo nada que nos diga que isso vai descarrilar neste momento.”

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca está confiante “que cessar-fogo vai avançar”, diz Kirby no site CNN Brasil.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *