Ad image

Bolsas asiáticas fecham mistas com temores sobre Trump e alívio na China 

Entre os destaques, a SMIC saltou 9,6%, recuperando perdas recentes após China anunciar investigação contra fabricantes de chips americanas, medida vista como retaliação às sanções dos EUA
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas asiáticas fecham mistas com temores sobre Trump e alívio na China no site CNN Brasil.  Mercado, -agencia-estado-, bolsas asiáticas, China, CNN Brasil Money, Donald Trump CNN Brasil

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta sexta-feira (17), pressionadas pelas perdas em Wall Street e por temores quanto as políticas econômicas de Donald Trump, que tomará posse como presidente dos EUA na segunda-feira (20).

Na China, os ativos de risco avançaram ao receber alívio de dados de atividade, indústria, varejo e moradias, que sinalizaram recuperação da economia, ainda que analistas vejam fôlego limitado.

Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,18%, a 3.241,82 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,35% a 1.916,19 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng ganhou 0,31%, a 19.584,06 pontos, impulsionado pelos setores imobiliário e de semicondutores.

Entre os destaques, a Semiconductor Manufacturing International Corp. (SMIC) saltou 9,6%, recuperando perdas recentes após a China anunciar investigação contra fabricantes de chips americanas por competição ilegal – medida vista como retaliação às sanções dos EUA.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China acelerou à taxa anual de 5,4% no quarto trimestre de 2024, bem acima do previsto pela FactSet, enquanto produção industrial e varejo também surpreenderam com leituras mais fortes que o esperado.

Já os preços médios de novas casas caíram 5,7% em dezembro, na comparação anual, em recuo menos intenso que o registrado em novembro.

Para a Capital Economics, a atividade chinesa recebeu impulso das medidas de estímulos fiscais do governo, mas o fôlego será limitado e a economia deverá desacelerar em 2025. Já o ING aponta que a “questão central” está em qual meta será definida pela China para o crescimento do PIB.

Em outras partes da Ásia, o índice Nikkei fechou em baixa de 0,31%, a 38.451,46 pontos, em Tóquio, ainda sob preocupações sobre possível alta de juros do Banco do Japão (BoJ, em inglês) na próxima semana.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi recuou 0,16%, a 2.523,55 pontos, em Seul. Em Taiwan, o índice Taiex subiu 0,53%, a 23.148,08 pontos.

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 teve queda de 0,20% em Sydney, a 8.310,40 pontos.

Quais são as melhores opções para investir em 2025?

*Com informações da Dow Jones Newswires

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas asiáticas fecham mistas com temores sobre Trump e alívio na China no site CNN Brasil.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *