Depois de muitas divergências, Paes faz afago a vereadores na manhã seguinte à aprovação da guarda armada, incluindo a autorização para contratação de temporários O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou nesta quarta-feira que apoiará o presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (PSD), para uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Município (TCM). Em publicação nas redes sociais, Paes disse que, em 2021, Caiado não foi indicado ao cargo porque sua atuação na Câmara era considerada estratégica para a administração. O anúncio vem horas depois da aprovação da Guarda Municipal armada, que prevê, inclusive, a possibilidade de contratações temporários para compor a nova tropa de elite da segurança municipal.
O prefeito, que vinha tendo divergências e acordos pontuais com os vereadores, elogiou a coesão dos aliados no Legislativo, destacando que o governo tem mantido ampla maioria nas votações do semestre. Ele citou como exceção somente algumas aproximações, ironizando “a estranha união do PL com o PSOL” .
— A ampla base do governo na Câmara de Vereadores mais uma vez ontem mostrou a unidade em nosso projeto de transformação do Rio. E continuaremos assim. Tirando essa estranha união do PL com o PSOL e um ou outro perdido aqui e acolá, tivemos mais um semestre de muitas votações importantes. Aliás, já quero ir adiantando aqui que todos os que estão com o governo estarão ao lado do grande presidente Carlo Caiado para Conselheiro do TCM. Ele só já não foi minha indicação em 2021 pq precisávamos do talento e experiência dele para reconstruirmos nossa cidade! Vamos em frente! Aqui tem projeto e não é casa da mãe Joana! — disse Paes
A escolha do próximo conselheiro do TCM cabe à Câmara Municipal.
Foco na segurança
De olho na disputa pelo Palácio Guanabara, o prefeito Eduardo Paes (PSD), que deve ser candidato ao governo do estado em 2026, tem dado cada vez mais peso à pauta da segurança pública em sua gestão. Após aprovar na Câmara do Rio a criação da Guarda Municipal armada, Paes participa nesta quarta-feira, em Brasília, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a PEC 18/25, a chamada PEC da Segurança Pública.
A proposta prevê mudanças na estrutura de segurança no país e amplia a integração entre as forças de segurança. Um dos pontos centrais é a inclusão das guardas municipais no artigo 144 da Constituição, formalizando a atuação desses agentes em ações de policiamento urbano.
Após votação da guarda armada, Paes anuncia apoio ao vereador Carlo Caiado para a vaga no Tribunal de Contas do Município
Deixe um comentário