Ad image

Ações batem recorde na Europa com tarifas dos EUA em foco 

Títulos também ajudaram o índice britânico a atingir um recorde, enquanto os preços mais altos do petróleo auxiliaram ainda mais o setor de energia
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ações batem recorde na Europa com tarifas dos EUA em foco no site CNN Brasil.  Mercado, Aço, CNN Brasil Money, Donald Trump, Tarifas, tarifas Trump CNN Brasil

O índice de ações de referência da Europa atingiu o maior nível de todos os tempos nesta segunda-feira (10), impulsionado pelos papéis do setor de energia, enquanto os mercados avaliam o alerta do presidente dos EUA, Donald Trump, de novas tarifas sobre todas as importações de aço e alumínio.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,58%, a 545,92 pontos, com o índice de petróleo e gás liderando os ganhos setoriais com avanço de 1,5%.

A BP, listada em Londres, saltou 7,3%, sua maior alta em diária em mais de dois anos, depois que uma reportagem afirmou que a Elliott Investment Management havia construído uma participação na empresa, aumentando as expectativas de que o investidor ativista promoverá mudanças na estratégia da gigante do setor de energia.

 

 

As ações também ajudaram o índice britânico, que tem foco em blue-chips, a atingir um recorde, enquanto os preços mais altos do petróleo auxiliaram ainda mais o setor de energia.

No domingo (9), Trump disse que deve anunciar novas tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, juntamente com outras tarifas recíprocas sobre todos os países nesta semana.

As ações da siderúrgica ArcelorMittal caíram 0,6% e a Voestalpine perdeu 1%. As siderúrgicas europeias representam cerca de 15% das importações dos EUA.

“Nossa opinião sobre as tarifas continua sendo a de que elas causarão volatilidade, são uma ferramenta de negociação e, no final, não serão tão ruins quanto se temia. Entretanto, vemos espaço para mais volatilidade nas próximas semanas, com a Europa provavelmente sendo o próximo alvo das tarifas”, disse Mohit Kumar, economista da Jefferies.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que os atritos comerciais devem tornar as perspectivas de inflação da zona do euro “mais incertas”.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,77%, a 8.767,80 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,57%, a 21.911,74 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,42%, a 8.006,22 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,50%, a 37.242,17 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,16%, a 12.708,80 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,83%, a 6.563,58 pontos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ações batem recorde na Europa com tarifas dos EUA em foco no site CNN Brasil.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *