Esse é o primeiro relatório médico de melhora desde que Miguel Uribe foi hospitalizado O candidato à Presidência da Colômbia Miguel Uribe, baleado na cabeça em um atentado no último sábado, está mostrando “sinais de melhora neurológica”, mas continua em estado crítico, informou a Fundação Santa Fé de Bogotá, onde o senador está internado, nesta quarta-feira.
Veja: Atentado na Colômbia polariza ainda mais o país e aumenta riscos políticos para Petro
Investigação: Petro afirma que segurança de pré-candidato à Presidência da Colômbia foi ‘estranhamente reduzida’ antes de atentado
Esse é o primeiro relatório médico de melhora desde que Uribe, de 39 anos, foi hospitalizado. Ainda de acordo com o hospital, “há evidências de uma tendência à estabilização hemodinâmica”, embora “ele permaneça em estado crítico”.
Na última segunda-feira, um boletim médico apontava que o senador permanecia em “estado crítico” e que tinha apresentado “pouca resposta” ao tratamento. Em uma publicação nas redes sociais, a esposa de Uribe, María Claudia Tarazona, pediu orações e afirmou que o marido “precisa de um milagre”.
Uribe foi atingido com dois tiros na cabeça e outro no joelho, durante um evento público em Bogotá. Vídeos do atentado mostram que ele discursava no momento em que são ouvidos os disparos. As autoridades afirmaram ter apreendido um menor de idade de 14 anos, que seria o responsável pelos disparos, mas disseram estar em busca do mandante do crime.
O que se sabe até o momento
Em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo, o vereador Andrés Barrios contou que, na manhã de 7 de junho, Uribe e sua equipe de campanha visitaram comerciantes em Fontibón, um setor popular no oeste de Bogotá, onde faria um discurso em um parque no final do dia.
Lá, o senador ficou em cima de cestas de plástico para se destacar em meio a uma multidão de cerca de 250 pessoas. Em frente a uma árvore e com o microfone na mão, abordou vários temas, incluindo a segurança na cidade. Foi então que um menor de idade atirou nele “do nada”, segundo Barrios.
O jovem fugiu e foi atingido a cerca de 345 metros de distância pelos seguranças de Uribe, de acordo com uma análise da AFP, baseada no georreferenciamento do local e em gravações feitas por testemunhas e câmeras de segurança.
Ferido em uma perna e deitado de bruços no chão, o suposto atirador gritou que estava disposto a cooperar com as autoridades.
Baleado na cabeça, pré-candidato à Presidência da Colômbia apresenta ‘melhora neurológica’, mas segue em estado crítico
Deixe um comentário