Ad image

Polícia alemã investiga suspeita de espionagem russa em bases militares 

Segundo autoridades, drones foram avistados sobre instalações na Baviera
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia alemã investiga suspeita de espionagem russa em bases militares no site CNN Brasil.  Internacional, Alemanha, espionagem, Otan, Rússia, Ucrânia CNN Brasil

A polícia alemã iniciou uma investigação sobre suspeitas de espionagem russa depois que drones foram avistados sobre diversas instalações militares na Baviera, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira (13).

Tendo como pano de fundo a guerra da Rússia contra a Ucrânia, não se pode descartar que instalações militares e empresas de defesa alemãs estejam sendo espionadas por drones, disse o Escritório Estadual de Investigação Criminal da Baviera.

Segundo a polícia, o último incidente ocorreu na noite de domingo (12), quando um drone foi avistado sobre uma base militar perto de Manching, referindo-se a uma vasta instalação onde as forças alemãs testam novas aeronaves tripuladas e não tripuladas.

Drones foram vistos sobre a base perto de Manching em três dias em dezembro, disse a declaração. Outro sobrevoo não autorizado aconteceu naquele mesmo mês sobre uma instalação militar em Neuburg an der Donau.

A polícia federal alemã Bundeskriminalamt alertou as empresas em dezembro que poderia haver sabotadores russos entre seus funcionários e contratados. A Rússia negou tais acusações.

Investigadores apontaram uma série de sobrevoos não autorizados de drones em locais como instalações militares, terminais de GNL e petróleo, portos marítimos e empresas de logística como exemplos de suspeita de sabotagem por agentes estatais russos nos últimos meses.

O chefe do serviço de inteligência estrangeira da Alemanha, Bruno Kahl, disse no mês passado que os atos de sabotagem da Rússia contra alvos ocidentais podem eventualmente levar a Otan a considerar invocar a cláusula de defesa mútua do Artigo 5 da aliança.

Segundo o artigo, se um integrante da Otan for atacado, os outros membros da aliança são obrigados a ajudá-lo a responder.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia alemã investiga suspeita de espionagem russa em bases militares no site CNN Brasil.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *