Nove municípios do estado serão contemplados com 3 mil vagas de capacitação profissional gratuita para quem não concluiu o Ensino Médio e têm idade entre 18 e 29 anos.
A oferta faz parte do programa SEJA PRO+ viabilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que lançaram, na manhã desta quinta-feira (10).
Inicialmente, o projeto vai oferecer 25 mil vagas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante em todo o país. As primeiras 3 mil vagas são destinadas aos municípios baianos: Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Salvador, Juazeiro, Jequié, Teixeira de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Ilhéus.
Os cursos profissionalizantes são voltados para a área industrial.
Além de ter acesso à capacitação profissional, os estudantes terão a chance de retomar os estudos depois que ingressarem no mercado de trabalho. O ensino será à distância, para não impactar o emprego. Antes, cada um dos selecionados deverá passar pelo reconhecimento de saberes, uma metodologia que visa entender o nível de aprendizado do aluno. Cada estudante poderá concluir a formação em tempo flexível.
As inscrições para o SEJA PRO+ ainda não têm data de início definida, mas estão previstas para as próximas semanas. Quem tem interesse deve ficar atento ao Portal Sesi Bahia, bem como às redes sociais da rede Sesi Bahia.
Os selecionados ainda terão direito a um subsídio de R$300.